top of page
  • Foto do escritorHelô de Castro

A relevância do look do dia em tempos de isolamento

Atualizado: 21 de out. de 2021

Há mais de uma década os blogs de moda e principalmente os de street style começaram a mudar o cenário fashion. As ruas começaram a ditar as regras, invertendo o sistema da moda. Blogueiros passaram a ter tanta ou mais inflência que editoras de revistas femininas. E o look do dia transformou a anônima em celebridade - ou "digital influencer".


De 2 para 52 temporadas


Veio, então, o fast fashion, transformando ainda mais radicalmente o sistema da moda: em vez de 2 lançamentos de coleções por ano, passamos para 52 - uma por semana. Junto com isso entram em cena a concorrência desleal, o trabalho em condições desumanas e outra série de consequências negativas (vide o documentário The True Cost que às vezes fica disponível na Netflix).


Algumas reações começaram a surgir, abrindo espaço para movimentos como o Fashion Revolution e a campanha #QuemFezMinhasRoupas. Surgiu o slow fashion, uma alternativa socioambiental mais sustentável.






Look do dia ou look da quarentena?


Mas como continuar falando de estilo e moda em pleno impacto de uma pandemia? Tantas vidas perdidas, tanto sofrimento cujo impacto parece minimizadao pelas estatíticas que pouco ou nada significam para quem perdeu alguém para o vírus.

Estar reclusa é um privilégio. Saber que o mundo está em plena transformação e ser capaz de refletir - calmamente - sobre isso te coloca numa elite global. O que você está fazendo ou fará, a partir desse local vantajoso em que você se encontra? E como isso vai refletir na sua maneira de consumir e de se relacionar com as marcas?

Como profissional da área da moda e cool hunter, é impossível não prestar enorme atenção no comportamento das pessoas. É impossível não apertar o botão de pausa - mental, para além do isolamento físico - para tentar decifrar como será a relação das pessoas com o look do dia de agora em diante.


Os debates giram em torno de uma desaceleração de todo o sistema da moda - algo que, como citei anteriormente, já vinha se vislumbrando há algum tempo. Sai, definitvamente, o fast fashion e entra a qualidade e o significado como fatores imprescindíveis no look do dia.


A pessoa que você terminar de se tornar quando tudo isto acabar irá determinar como você irá querer vestir-se daqui para frente - e qual será a sua relação com a moda, com as marcas e com os apêlos de consumo.


Você já tem uma ideia de quem você quer ser? Como o seu look do dia irá refletir essa nova pessoa que você está se tornando?



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page